top of page

Chamamento para Voluntariado

20/04/24 15:00

O Instituto Itéramãxe vai selecionar entre os dias 22 de abril e 6 de maio, mulheres pretas para atuação voluntária nos Núcleos Móbiryn Aiyê e Àtìléhìn. Ao todo são 30 vagas, as interessadas devem ter formação em Direito, Psicologia e Assistência Social.

Os núcleos atuam diretamente em casos de violência contra a mulher, priorizando o cuidado com a população preta e com pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

As vagas de voluntariado estão distribuídas da seguinte forma:

12 vagas de Psicologia;
4 vagas em Serviço Social
3 vagas em Direito de Família
3 vagas em Direto Civil e Processo Civil
3 vagas em Direito Penal e Processo Penal
3 vagas em Direitos Humanos e Diversidade
2 vagas em Direito Trabalhista e Previdenciário

O trabalho consiste em prestar atendimento para a população negra atendida pelo Instituto. As profissionais destinadas ao Núcleo Móbiryn Aiyê, por exemplo, farão atendimento às mulheres negras, cis e trans vítimas de violações, e seus familiares. Neste núcleo os atendimentos são realizados de forma Pro Bono, desde que atendam os requisitos socioeconômicos e de vulnerabilidade exigidos, nas áreas de direito de família, civil, penal e criminal, previdenciário, trabalhista e direitos humanos, racial e diversidade, com orientação e encaminhamentos jurídicos e, quando necessário, suporte e acolhimento de assistentes sociais e psicólogas.

Já o Núcleo Àtìléhìn, que oferece acolhimento em saúde mental, as profissionais darão suporte e atendimento (podendo ser presencial ou online) às questões psíquicas dos grupos encaminhados pelo núcleo Móbiryn Aiyê. Em ambas as frentes de trabalho dos núcleos, as mulheres voluntárias poderão escolher os locais de atuação.

Antes de iniciar as atividades nos núcleos, o Instituto Itéramãxe vai oferecer para as voluntárias um curso de formação em acolhimento afrocentrado dentro de cada área e aderente à missão do Instituto.

Para participar da seleção, as candidatas voluntárias devem preencher o formulário, anexar o currículo e uma carta de apresentação.

bottom of page